Concurso público é o caminho democrático para o sucesso profissional


Estabilidade financeira e profissional, salários normalmente superiores aos da iniciativa privada, melhores condições de trabalho, possibilidade de crescimento profissional, benefícios, adicionais e planos de cargos, que permitem projeções de crescimento. Estas são algumas vantagens relacionadas ao serviço público, que todos os anos oferece milhares de vagas, nos mais diversos cargos, com opções para todos os níveis de escolaridade.

Especialistas da área ressaltam que, além dos elevados salários, que podem chegar a R$ 12 mil, por exemplo, em cargos da área fiscal, quem ingressa no funcionalismo conta uma série de vantagens, em comparação à iniciativa privada. Um dos principais atrativos é a valorização do servidor, por meio de cursos de aprimoramento profissional ou incentivos financeiros, podendo haver até mesmo financiamento para cursos compatívesis com as atividades do servidor ou valorização pecuniária, com aumentos salariais para quem procura se aprimorar através de cursos, pós-graduação, mestrado ou doutorado. É o caso, por exemplo, do Banco do Brasil, uma das mais tradicionais instituições financeiras, que realiza concursos periódicos para ingresso, na classe de escriturário, e da Caixa Econômica Federal, com expectativa da publicação de edital de concurso para as próximas semanas.

Isonomia - O princípio da isonomia, ou seja, a igualdade de condições entre todos os interessados, também é apontado como uma das principais vantagens da carreira pública. Especialistas apontam que para ingresso no funcionalismo - ao contrário da iniciativa privada, o nde muitas vezes prevalece o apadrinhamento, o favoritismo ou critérios extremamente subjetivos, como aparência ou "perfil profissional" - na carreira pública o que conta é o conhecimento. Ressaltam que a escolha dos candidatos é feita por meio de concursos públicos, com provas objetivas que buscam apurar especificamente o conhecimento. Com isto, a vaga é, efetivamente, de quem estudou e se preparou melhor para conquistá-la, independente de idade, raça, sexo ou classe social.

Preparação
-  Para conquistar uma vaga na carreira pública é necessário muita dedicação e estudo constante, segundo professores de cursos preparatórios. Eles destacam ainda que a persistência é fator essencial e que o fracasso ao tentar ingressar no funcionalismo pela primeira vez não deve servir de desalento. Explicam que o estudo para determinado cargo pode servir para prestar outro concurso e, assim, calgar postos, inclusive podendo ingressar posteriormente em outros cargos de outros órgãos, melhorando as condições pessoais e de remuneração. Para especialistas, para conquistar uma vaga no funcionalismo e todas estas vantagens não há segredo, apenas esforço, dedicação e persistência de ideais.