Concurso Público em Tempo de Crise: Bom Negócio?

Olá, tudo bem? Aqui quem fala é o Guilherme Silveira do Blog Dicas Sobre Concursos. Neste artigo eu falar sobre um assunto bastante polêmico e que faz muitos concurseiros ficarem com a “pulga atrás da orelha”: Concurso público em tempo de crise é um bom negócio?

Se você está estudando para concursos ou pensando em começar estudar, não deixe de ler este artigo até o final pois vamos te surpreender falando toda a verdade sobre fazer provas de concurso em tempos de crise, como a que vivemos atualmente!

O Quanto a Crise Afeta os Concursos e os Servidores Públicos?

Não há como negar: a crise do país afeta sim os concursos públicos, afinal de contas, o dinheiro para contratações sai dos cofres públicos. No entanto, vemos muitas pessoas fazendo terrorismo nas redes sociais falando que os concursos públicos vão acabar e que neste momento de crise é bom parar de estudar para concursos. A partir disso, cabe-nos fazer uma análise: você viu notícias de que algum servidor público foi demitido por causa da crise?

É raro vermos notícias como essa nos noticiários, mas sempre vemos notícias de que grandes empresas fizeram demissões em massa, um bom exemplo são as Lojas Marisa que anunciaram o fim das vendas diretas e isso irá ocasionar mais de 5 mil demissões!

Apesar de os concursos serem afetados pela crise, não podemos dizer que os concursos vão acabar e muito menos que os servidores serão atingidos por ela. Os maiores atingidos pelos efeitos da crise são as indústrias privadas e não o serviço público. Recentemente, tivemos a notícia da suspensão dos concursos, o que causou uma grande polêmica!

A Suspensão dos Concursos

Eu fiquei assustado com a grande repercussão que a suspensão de alguns concursos causou nas redes sociais. Muita gente falando coisas que não tem certeza e espalhando o pânico. Fique calmo, apesar da suspensão dos concursos para obter corte de gastos e melhorar a situação econômica do país, ainda teremos muitos concursos públicos sendo lançados!

Concursos que já estava autorizados como o concurso do INSS ou do IBGE seguem sem ser alterados. Além disso, essa suspensão, que deve durar cerca de 10 meses, atinge somente os concursos do poder executivo. Isso quer dizer que os concursos do judiciário, como TRT e TRE, seguem normalmente. Um exemplo disso são os editais do TRT/RS e do TRT/PR que saíram neste ano e também concursos como TRE/MT, TRE/SE e TRE/RS. Viu como são muitos concursos que seguem valendo mesmo com a “suspensão”? Não desanime, concurseiro!

O que Fazer na Crise?

Assim como tudo na vida, a crise também possui seu lado bom. É nela que o dinheiro troca de mãos e o cara que era rico ontem, fica pobre hoje. Enquanto muitos ficam chorando, outros estão vendendo lenços. Enquanto muitos estão falando que os concursos vão acabar, outros estão se arrebentando de estudar para realizar o sonho de passar em um bom concurso público.

Se você viu as portas da iniciativa privada se fecharem para você neste ano de 2015, o melhor conselho que podemos lhe dar é para que foque em concursos públicos! Eles são sim um bom negócio mesmo em tempos de crise. Abaixo eu explico o porquê você não deve desistir dos concursos:

A Máquina Pública não Pode parar

A máquina pública não pode e nunca vai parar! No art 37 da nossa constituição federal temos que todos os cargos públicos devem ser providos por concursos de provas ou provas e títulos, ninguém pode chegar e dizer que não haverá mais concursos. A suspensão, conforme falamos, é temporária e atinge somente alguns concursos, talvez o concurso do BNDES, previsto para 2016, seja um dos atingidos. Ainda sim, eu posso te garantir que 2016 será cheio de oportunidades para aqueles que não desistirem!

Siga em frente/enfrente!

Siga em frente e enfrente a crise, concurseiro! Neste mês de outubro eu tive a felicidade de ver meu nome na lista de aprovados do concurso do TRT/RS, enquanto todos estavam reclamando da crise, eu baixei a cabeça e estudei firme por 5 meses para garantir minha aprovação nesse concurso tão concorrido. Eu quero que você faça o mesmo e acredite muito em seu sonho, mesmo que todos ao seu redor estejam reclamando da vida e falando mal dos concursos públicos!

Convido você para ler um artigo que fiz em meu blog que me ajudou muito a conquistar essa aprovação, é o artigo Como Aprender Mais em Menos tempo e passar com somente 2 horas de estudo por dia! clique AQUI!

Grande abraço

Guilherme Silveira - Blog Dicas Sobre Concursos