O que fazer no feriado de carvanal?


Muitos estão perguntando sobre o que fazer no Carnaval... aí vai:

Soluções:

1 - Esquecer estudo e recarregar a bateria. Diversão e relax geral! Cuidados: não sentir culpa; não fazer nada que afete sua saúde (diversão sem exageros desnecessários ou arriscados). Você não está fugindo, nem compensando; está curtindo e vivendo, ok? Na quinta-feira a gente se fala de novo (mas leia este email até o final antes de cair na folia).

2 - Sumir do mundo e fazer algo que esteja precisando para seu ESTUDO: rever a matéria toda, ou fazer a prova do último concurso simulando material, tempo, tudo enfim. E corrigir a prova com os livros na mão no dia seguinte. Outra ideia: ler todos os informativos do STF que tiver à mão, ou resumos. Nessa opção, pode tirar um dia para dar atenção à família e descansar.

3 - Mezzo a Mezzo – Separar dois dias para dar atenção a você e à família e mais dois dias para estudar.

Para quem está enrolando no estudo, sugiro as opções 2 ou 3.
Para quem está estudando sério, com disciplina, opção 1.
Para quem está meio surtado ou com problemas maiores com cônjuge etc, opção 1.
Para quem quer se disciplinar, e começar por cima, opção 1.
Para quem vai ter uma prova nos próximos 2 ou 3 meses e não estiver muito cansado: opção 2 (se estiver muito cansado, então é melhor, recuperar as energias e ir para a opção 1... sem culpa! Acredite no guru.)

Enfim, você escolhe. A vida é sua, os prêmios e punições também serão. Mas não ache que você tem estudar somente: "sem harmonia e equilíbrio não há formação de batalha", dizia Sun Tzu. "Time out is not time off", o tempo em que você se recupera ajuda na produtividade. Então, não é nenhum pecado grave descansar e curtir.

Quem está jogando o jogo direitinho, ou muito estafado, pode e deve aproveitar para se premiar (primeiro caso) ou se recuperar (segundo caso). Quem ainda está enrolando e "bonzinho" demais consigo pode aproveitar para se "emendar" e treinar disciplina.

Se você está enrolando há meses e vai curtir o carnaval para depois começar a estudar, me perdoe, mas está indo pelo caminho errado: se está enrolando, faça pelo menos a solução 3, para começar a treinar. Não seja como aquelas pessoas que comem de tudo antes de iniciar um regime, ok? Estudo e regime não são prisões, mas escolhas. Se você realmente quer cuidar da saúde ou da vida profissional, tem que começar logo e sem perder tempo.

É importante conversar com a família sobre isso tudo, pois não vivemos sós. Faça o teste de negociar, conversar, perguntar sobre as três opções com quem você ama ou convive. E esteja aberto a críticas. Pode doer, mas se você reparar as informações "externas", elas serão úteis. E se for curtir, curta sem reclamações e de "alto astral": por favor, nada de "estou aqui, mas tinha que estar estudando". Não seja um chato! Rsrs Quem for curtir, seja um, dois ou quatro dias, faça bem feito: dê atenção à família, faça um pouco dos programas que cônjuge/filhos/pais curtem. Aproveite para fazer uma média, ok?

Quem sacrificar algum tempo, qualquer que seja, lembre-se que será recompensado no futuro. Nos próximos carnavais nos vemos em Cancun, Orlando, ou Paris! Ou do outro lado do país! Em qualquer caso, estar vivo é bom e semear também.

Bom carnaval para todos!

William Douglas