Um evento memorável para os concurseiros


Participar do 2º Fórum de Empregabilidade Pública, no dia 28 de agosto, que teve a ABECE (Academia Brasileira de Educação, Cultura e Empregabilidade) como organizadora, foi um privilégio. O evento, realizado no Palácio Gustavo Capanema, Centro do Rio, foi muito bem organizado, com palestrantes escolhidos a dedo, tendo à frente o diretor da ABECE, Fábio Gonçalves, que foi brilhante com suas palavras pausadas e pensamentos lógicos. Num processo de convencimento, ele levou os mais de duzentos concurseiros ao delírio quando ouviram o que realmente queriam. Tiraram suas dúvidas e esclareceram suas dificuldades com a flexibilidade e simpatia do orador.

Como se não bastasse esta alavancada motivacional para mexer no emocional dos presentes, o circuito continuou com a presença da palestrante Lia Salgado, aprovada no concurso para Fiscal do Município, cuja história de vida é igual a de milhares de mulheres brasileiras. Com seu exemplo, convenceu brilhantemente os concurseiros que, com os olhos grudados e os pensamentos cheios de idéias e metas, já se viam realizados no emprego público e um salário digno dos seus estressantes momentos pelo qual estão passando.

Após os depoimentos dos três aprovados em primeiro lugar em diferentes concursos, com dicas importantes de como chegar lá, o guru dos concursos, Prof. William Douglas, chega para coroar o evento de êxitos.

Ele começa envolvendo a platéia utilizando sua voz suave, quase melodiosa, contando sua interessante trajetória, e depois transforma em ironia as suas antigas dificuldades, levando os presentes a uma reflexão. E, quanto mais ele falava, foi se desprovendo do título de Juiz Federal para ser um deles - parecia um concursando falando para os colegas. Falou das vantagens de um emprego público e convidou a todos para mergulharem nesta carreira, clarificando com empenho as diversas áreas que ela oferece. Com humor, ele fechou sua palestra com desejos de sucesso enquanto era aplaudido de pé.

Certamente, todos saíram fortalecidos pela motivação daquele evento memorável.

* Carmem Zara é master e trainer em Programação Neurolingüística, Coach executiva e de vida, palestrante, co-autora, com William Douglas, do best-seller “Como usar o cérebro para passar em provas e concursos”, editora Campus, em terceira edição.

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

http://carmemzara.blogspot.com