Dicas
Junte-se a Milhares de Concurseiros Inteligentes e Receba Atualizações, Materiais e Dicas Imperdíveis sobre Como ser APROVADO em Concursos (é grátis)!

A Preparação para o Concurso

Planejando o estudo: Estabelecido qual é o concurso que irá prestar, escolhido o material e o melhor método de estudo, o último passo é agora definir como este será realizado.

A fase preparatória é a mais importante para se alcançar o objetivo almejado, por isso, antes de começar a se preparar, é necessário estabelecer a estratégia a ser adotada.

O Planejamento do Tempo

Qual é o tempo total necessário para estar preparado para um concurso?

Não existe um período definido de estudo em que o candidato possa estar completamente preparado para passar em determinado concurso. A preparação deve levar em conta uma série de fatores, sendo os principais deles:
   a) as características pessoais (estado emocional, capacidade de absorção, etc.);
   b) o tempo disponível para estudar;
   c) o aproveitamento no período da faculdade;
   d) o material e a metodologia de estudo; 

Atualmente, devido ao grande número de candidatos e a conseqüente ampla concorrência na busca pela aprovação, os candidatos precisam se preparar com seriedade.

Existem vários candidatos que conseguem a aprovação em menos de seis meses após terem terminado a faculdade, mas não são a regra. Em geral, o período de preparação leva de dois a três anos, sendo que existem casos, e não são raros, de candidatos que se prepararam durante mais de cinco anos antes de obter a vaga.
 

 

Caso o candidato não consiga a aprovação após um período considerável de preparação, não deve sentir-se fracassado. Hoje em dia, os concursos são extremamente disputados e o estudo é encarado de forma muito profissional pelos candidatos. Um longo período  de preparação é normal.

 

 

O Tempo Diário

Para passar em um concurso, o tempo para que o candidato possa dedicar-se ao estudo se torna algo valioso. Por isso, saber gerenciar as atividades do dia-a-dia de forma planejada, é extremamente importante para se poder estudar da forma mais eficaz possível.

Quem trabalha, tem um grande obstáculo pela frente, visto que tem boa parcela do dia tomado e precisará realizar um bom planejamento, dividindo o tempo entre o emprego, os estudos e a família.

No planejamento, deve se reservar um horário diário para o estudo e adquirir o hábito de estudar sempre neste mesmo horário, mantendo sempre uma certa disciplina.

 

O Plano de Estudo

A quantidade de tempo dedicado ao estudo das matérias deverá ser fixada de acordo com o concurso que se objetiva passar. Para cada concurso, deve se atribuir um tempo de dedicação diferente, por exemplo: para o concurso de Juiz do Trabalho, deve ser dedicado maior tempo para as matérias da área trabalhista (Direito Trabalhista, Processo do Trabalho e Previdenciário), o de Promotor de Justiça, requer uma maior dedicação à área penal e aos direitos difusos e coletivos, para o concurso de Delegado de Polícia, a atenção maior é dada ao Direito Penal, Administrativo e Processo Penal.

Com o programa do concurso em mãos, o candidato deve planejar o estudo de modo que possa abranger todas as matérias do edital.

Mas é importante planejar seu estudo de modo que não fique sobrecarregado, no estudo mais vale a qualidade do que a quantidade, por isso, estudar demasiadas matérias no mesmo dia ou na mesma hora, pode confundir e diminuir o aproveitamento. Dividir o estudo das matérias para cada dia da semana é uma boa estratégia, estudando no máximo duas matérias por dia.

Por fim, podemos ver como ficaria, um plano de estudo semanal elaborado para a preparação de um concurso da Magistratura.  

Segunda Terça Quarta

Manhã

Curso Preparatório Curso Preparatório Curso Preparatório

Tarde

Em casa:
Dir. Penal (parte geral) e Dir. Administrativo
Em casa:
Direito Civil
Em casa:
Direito Penal (parte especial) e Dir. Tributário
Quinta Sexta Sábado

Manhã

Curso Preparatório Curso Preparatório Simulado

Tarde

Em casa:
Direito Comercial e Processo Penal
Em casa:
 Direito Constitucional e Processo Civil
Reunião do
 grupo de estudo


Mas este é só um exemplo. É importante que o candidato elabore o seu plano de estudo a partir de suas características individuais e com a ajuda das informações prestadas nesta Seção.

 

Junte-se a Milhares de Concurseiros Inteligentes e Receba Atualizações, Materiais e Dicas Imperdíveis sobre Como ser APROVADO em Concursos (é totalmente gratuito)!