Informações Gerais
Junte-se a Milhares de Concurseiros Inteligentes e Receba Atualizações, Materiais e Dicas Imperdíveis sobre Como ser APROVADO em Concursos (é grátis)!

Exames Psicológicos e Psicotécnicos

EXAMES PSICOLÓGICOS E PSICOTÉCNICOS

Ora, certo é que a Administração deve escolher aqueles candidatos que apresentem equilíbrio emocional, posto que portarão armas de fogo e tratarão diretamente com os cidadãos em momentos, via de regra, difíceis, entretanto, a atuação do Estado é baseada na Lei, por isso o Estado de Direito.

Saber se um candidato tem ou não tem equilíbrio emocional diferencia-se, sobremaneira, de exigir que tenha um perfil psicológico que o Administrador, unilateralmente entende ser o mais adequado ao cargo.

O que quero dizer, é que os candidatos estão sendo reprovados não porque tem desequilíbrio emocional, mas porque não atendem a um perfil fixado pelo administrador, que não encontra respaldo na Lei, o que, viola frontalmente a Legalidade Administrativa e, em última instância, a Constituição da República.

Reprovação em Exames Psicológicos e Psicotécnicos

Os exames psicológicos aplicados em nosso país para fins de concursos, processos seletivos, e demais seleções não podem ser utilizados para tal fim, ou seja, traçarem perfil profissional de candidatos a cargos públicos.

É inadmissível um candidato ser submetido a um exame psicológico do qual depende sua futura profissão, sem saber sumariamente no que ele consiste e para que serve.

As informações fornecidas pelos testes de inteligência aplicados em adultos, são bem menos válidas do que os resultados obtidos por estes mesmos adultos em seus estudos ou nos exercícios de suas profissões. De fato, o sucesso maior ou menor destes exames de alguns minutos, dependem de numerosos fatores, entre os quais posso citar: a emotividade do sujeito, o interesse que ele tem em relação a estes exercícios, a capacidade de resolver os mesmos e os jogos para jovens que são publicados por jornais e revista.

- QUAIS SÃO OS EXAMES PSICOLÓGICOS APLICADOS EM CONCURSOS PÚBLICOS?

Os exames psicológicos aplicados em concursos públicos são os mesmos aplicados quando realizamos o exame psicotécnico para conseguirmos a carteira de habilitação nacional.

Diuturnamente são o HTP (house-tree-personal) casa, árvore e pessoa, o Wartegg, o Palográfico e o PMK (psicodiagnósticomiocinético).

São aqueles riscos e rabiscos, onde o candidato tem que riscar a folha com os olhos tampados. No H.T.P. (casa, árvore, pessoa) pedem para desenhar um homem ou uma mulher, uma casa, e uma árvore.

Esses são os métodos utilizados pelos órgãos selecionadores para avaliarem seu perfil psicológico.

A ENTREVISTA PSICOLÓGICA

Qualquer exame ou etapa em concurso público deve ser realizado mediante o emprego de um conjunto de procedimentos objetivos e científicos. Isso permitirá identificar aspectos psicológicos e comportamentais do candidato para fins de análise do desempenho das atividades relativas ao cargo pretendido.

O Edital deverá conter informações em linguagem compreensível ao leigo. Todo o procedimento da avaliação psicológica e comportamental a ser realizada e os critérios de sua avaliação deverão ser relacionados aos aspectos psíquico-comportamentais considerados compatíveis com o desempenho esperado para o cargo.

Mesmo que seja de caráter classificatório e não eliminatório, conforme determinado no citado edital, a entrevista pode prejudicar, de formar irremediável, um candidato que teve a sua classificação piorada, podendo gerar a ausência de nomeação.

Assim, qualquer forma de análise subjetiva em um concurso público, como ocorre com a entrevista pessoal, deve ser absolutamente abolida dos processos seletivos públicos, caso interfira na classificação ou inaptidão.

Todos os candidatos temem ao exame de entrevista nos concursos públicos. Possuem razão em ter medo desse exame meticuloso, porque nem sequer constam nos editais.

As questões que o entrevistador realiza na entrevista são sempre as mesmas: por que você quer entrar? Diga um defeito seu... Uma qualidade... O que você acha da pena de morte? Do suicídio? Do aborto? Etc...
 
ADVOCACIA OBJETIVA - Escritório jurídico fundado há mais de 10 anos que atua em diversas áreas, especialmente na área do direito administrativo relacionado aos concursos públicos! Dúvidas  sobre seus direitos ou necessidade de consultoria particular? Entre em contato com o escritório diretamente através do telefone: (17) 3231-6124 ou email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
Advocacia Objetiva


Junte-se a Milhares de Concurseiros Inteligentes e Receba Atualizações, Materiais e Dicas Imperdíveis sobre Como ser APROVADO em Concursos (é totalmente gratuito)!