Junte-se a Milhares de Concurseiros Inteligentes e Receba Atualizações, Materiais e Dicas Imperdíveis sobre Como ser APROVADO em Concursos (é grátis)!

O que é concurso público?


Concurso público é um processo seletivo que tem por objetivo avaliar candidatos concorrentes a um cargo efetivo de uma entidade governamental de uma nação. Apesar do processo geralmente ser preparado por empresas especializadas, a responsabilidade da avaliação dos serviços cabe às áreas de Recursos Humanos legalmente designadas.

Geralmente os concursos são exigidos para avaliar a competência dos candidatos relativos ao cargo pelo qual estão concorrendo e também para evitar que políticos ocupando cargos eletivos usem de sua influência para fornecer empregos públicos a parentes e conhecidos, desrespeitando assim os princípios da igualdade e da isonomia.


Concursos públicos no Brasil

No Brasil, os concursos são de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas. Note-se que mesmo para cargos ou funções temporárias (com prazo determinado), o preceito constitucional exige concurso, que nesse caso é chamado de processo seletivo.

O edital pode ser chamado de a "lei do concurso". A inscrição do candidato fica condicionada ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção expressamente previstas, também no edital.

O concurso público terá validade de até dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação. Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.


Contextualização

Os concursos públicos no Brasil tornaram-se uma opção muito popular, devido à grande estabilidade de carreira proporcionada e aos altos salários, muitas vezes sem exigência de experiência de trabalho prévia. Com o advento da Internet, os concursos passaram a ser ainda mais concorridos, devido à maior divulgação, juntando-se ao fato do grande desemprego entre jovens em começo de carreira. Aqueles que se dedicam em tempo integral ou parcial aos estudos são denominados de concurseiros. Apesar desta recente popularidade dos concursos públicos no Brasil, muitos preferem seguir carreira em empresas privadas, pois mesmo sem uma estabilidade há maiores salários e maior possibilidade de crescimento.

As Principais disciplinas cobradas em concursos são: Língua Portuguesa, Lógica, Matemática básica, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Informática, Língua Estrangeira, além de disciplinas específicas, como Economia e Finanças públicas, Direito Civil, Direito Processual, Direito Penal, Direito Tributário, Contabilidade, Administração e Gestão Pública entre outras. Não há equilíbrio nos temas abordados pelas questões em cada disciplina. Dessa forma, um assunto menor pode ter várias questões enquanto um assunto de importância temática maior dentro da disciplina, pode nem ser abordado.

Cada vez mais se encontram cursos de preparação para concursos públicos, cujos empreendimentos cresceram diante da quantidade de pessoas interessadas nos concursos públicos.


Áreas

Os concursos públicos são divididos em grandes áreas, como fiscal, bancária, jurídica, cargos de gestão, entre outras. Todas as áreas são muito concorridas, especialmente as carreiras de melhor remuneração, como Procuradorias, Fiscal, Banco Central, BNDES, Agências Reguladoras, Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento. É necessária uma boa formação acadêmica e muito investimento e dedicação para ingressar nestas carreiras. Um dos maiores atrativos é a estabilidade (que não é, necessariamente, característica de todas as carreiras públicas).


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Junte-se a Milhares de Concurseiros Inteligentes e Receba Atualizações, Materiais e Dicas Imperdíveis sobre Como ser APROVADO em Concursos (é totalmente gratuito)!