Tudo Sobre Concursos
Advertisement
Página Inicial seta Material de Estudo seta Português seta Interpretação de textos
Informe-se
Página Inicial
Concursos Abertos
Concursos Previstos
Concursos Anteriores
Notícias
Informações Úteis
Novidades por E-mail
Prepare-se
Apostilas*
Material de Estudo
Dicas
Vídeo Aulas
Cursos Preparatórios
Cursos On-line*
Simulados*
Livros*
Motive-se
Artigos
Histórias de Sucesso
Pensamentos
Mensagens
Interaja
Fórum de Discussão
Salas de Estudo On-line
Mural de Recados
Enquetes
Diversos
Sites Úteis
Publicidade
Parceiros
Contato
Definir o site como Página InicialAdicione este site aos seus Favoritos
Links Patrocinados
Busca
Boletim Informativo

Receba gratuitamente Tudo Sobre Concursos Públicos no seu e-mail !
Digite seu e-mail abaixo:

Publicidade
Tudo Sobre Concursos Públicos
Interpretação de textos PDF Imprimir
Avaliação do Usuário: / 1004
RuimBom 
Material de Estudo - Português


Texto

Os concursos apresentam questões interpretativas que têm por finalidade a identificação de um  leitor autônomo. Portanto, o candidato deve compreender os níveis estruturais da língua por meio da
lógica, além de necessitar de um bom léxico internalizado.

As frases produzem significados diferentes de acordo com o contexto em que estão inseridas. Torna-se, assim, necessário sempre fazer um confronto entre todas as partes que compõem o texto.

Além disso, é fundamental apreender as informações apresentadas por trás do texto e as
inferências a que ele remete. Este procedimento justifica-se por um texto ser sempre produto de uma postura ideológica do autor diante de uma temática qualquer.

Denotação e Conotação

Sabe-se que não há associação necessária entre significante (expressão gráfica, palavra) e
significado, por esta ligação representar uma convenção. É baseado neste conceito de signo lingüístico (significante + significado) que se constroem as noções de denotação e conotação.

O sentido denotativo das palavras é aquele encontrado nos dicionários, o chamado sentido verdadeiro, real. Já o uso conotativo das palavras é a atribuição de um sentido figurado, fantasioso e que, para sua compreensão, depende do contexto. Sendo assim, estabelece-se, numa determinada construção frasal, uma nova relação entre significante e significado.

Os textos literários exploram bastante as construções de base conotativa, numa tentativa de extrapolar o espaço do texto e provocar reações diferenciadas em seus leitores.

Ainda com base no signo lingüístico, encontra-se o conceito de polissemia (que tem muitas significações).

Algumas palavras, dependendo do contexto, assumem múltiplos significados, como, por exemplo, a palavra ponto: ponto de ônibus, ponto de vista, ponto final, ponto de cruz ... Neste caso, não se está atribuindo um sentido fantasioso à palavra ponto, e sim ampliando sua significação através de expressões que lhe completem e esclareçam o sentido.

Como Ler e Entender Bem um Texto

Basicamente, deve-se alcançar a dois níveis de leitura: a informativa e de reconhecimento e a interpretativa. A primeira deve ser feita de maneira cautelosa por ser o primeiro contato com o novo texto. Desta leitura, extraem-se informações sobre o conteúdo abordado e prepara-se o próximo nível de leitura. Durante a interpretação propriamente dita, cabe destacar palavras-chave, passagens importantes, bem como usar uma palavra para resumir a idéia central de cada parágrafo. Este tipo de procedimento aguça a memória visual, favorecendo o entendimento.

Não se pode desconsiderar que, embora a interpretação seja subjetiva, há limites. A preocupação deve ser a captação da essência do texto, a fim de responder às interpretações que a banca considerou como pertinentes.

No caso de textos literários, é preciso conhecer a ligação daquele texto com outras formas de cultura, outros textos e manifestações de arte da época em que o autor viveu. Se não houver esta visão global dos momentos literários e dos escritores, a interpretação pode ficar comprometida. Aqui não se podem dispensar as dicas que aparecem na referência bibliográfica da fonte e na identificação do autor.

A última fase da interpretação concentra-se nas perguntas e opções de resposta. Aqui são fundamentais marcações de palavras como não, exceto, errada, respectivamente etc. que fazem  diferença na escolha adequada. Muitas vezes, em interpretação, trabalha-se com o conceito do "mais adequado", isto é, o que responde melhor ao questionamento proposto. Por isso, uma resposta pode estar certa para responder à pergunta, mas não ser a adotada como gabarito pela banca examinadora por haver uma outra alternativa mais completa.

Ainda cabe ressaltar que algumas questões apresentam um fragmento do texto transcrito para ser a base de análise. Nunca deixe de retornar ao texto, mesmo que aparentemente pareça ser perda de tempo. A descontextualização de palavras ou frases, certas vezes, são também um recurso para instaurar a dúvida no candidato. Leia a frase anterior e a posterior para ter idéia do sentido global proposto pelo autor, desta maneira a resposta será mais consciente e segura.


Veja também:

Comentários
AdicionarPesquisarRSS
Interpretação de Textos
Fabio () 22-02-08 09:25

Muito bom texto
Interpretação
eliel vieira lima () 13-06-11 11:57

Após particar de alguns concursos internos percebi que a maior dificuldade é identificar o que a banca examinadora deseja como resposta dos candidatos. Ás vezes, a resposta esta muito clara e dentro do enunciado, mas o contexto da resposta é colocado de maneira intencional para facilitar o erro do leitor. O que fazer neste caso? Pois percebe-se que o unico objetivo é reduzir o número de aprovados.
injustiça
marcos () 08-08-11 10:22

nao se dá para saber o que estes autores estao pensando realmente na hora de escrever um texto.cada um lê e entende de um jeito. é como a biblia cada um entende de uma forma.nao acho isto correto em concursos.prefiro gramatica.
Interpretação de Textos
Genilda Ferreria () 13-08-11 10:06

Muito boa a postagem, mim ajudou bastante. Parabêns.
interpretaçao
danilo () 11-07-08 17:03

MUITO SUPERFICIAL..=/
por que a cian drve li contrat
josenildo () 09-10-08 19:51

para aumenta o quadro da empresa trsendo mais lucros sera o objetivo semdia sem hora estarei pronto para trabalhar na prdução da mesma
Interpretação de textos
Carlos () 03-12-08 16:31

Eu não sei qual era o objetivo do autor ao escrever este texto, mas eu que buscava por dicas de como aumentar minhas chances de acerto nas questões de interpretação de texto de concursos públicos, as informações aqui descritas não me auxiliarão em nada.
interpretacao de texto
jefferson luis da conceicao () 10-12-08 14:18

eu, tenho dificuldade na interpretacao de texto em algumas provas de concurso eles usam pegadinhas para nos confudir ou para reserva de mercado.
UM TEXTO SUPERFICIAL
Eloide () 21-01-09 15:38

Um texto bom mais muito superficial jamais esse texto tiraria a duvida sobre as pegadinha em um concurso... Velw
mt bom
leonardo () 02-02-09 23:46

parabens...ajudou bastante.
texto fraco
and () 19-03-09 08:37

O autor deveria postar um texto com exemplo de questões e suas resoluções, mostrar o método utilizado para chegar à resolução da dita questão.

Esse texto está muito "por alto" .
texto
mauricio () 15-04-09 12:09

Pouco objetivo, fala muito sobre conotação e denotação, mas para n´s que somos concurseiros o importante mesmo é dar dicas e ensinar como nos livrarmos ou pelo menos minimizarmos os erros referente às pegadinhas.Enfim, um texto muito superficial.
Déficit de atenção
maria das dores sousa da silva () 02-06-10 21:54

quero ter fasilidade de enterpretar textos
Anônimo () 26-09-10 12:48

Para ter FACILIDADE de INTERPRETAÇÃO de textos, um bom começo é ter hábito de leitura. Leia tudo o que puder, do jornal até o folheto de propaganda. ao final da leitura pense no que leu, no que o escrito está contendo.
como ler e entender bem um tex
vania () 27-04-09 13:48

gostei,bastante das explicações era isso que eu estava procurando.
como saber distiguir um texto,
leonia noroes () 23-10-09 22:52

olha a minha duvida é nao saber distiguir um texto filosófico, uma cronica, ou uma dissertação.
tipos de textos
leonia noroes () 23-10-09 22:54

Eu gostaria que tirassem a minha duvida aos tipos de textos variados.
tipos de textos
ygor viniicius () 04-12-10 14:37

Existe apenas dois tipos de texto , Literário e não-literário, Literário é aquele que mostra um figura real e não literário tem o sentido Oposto ( figurado)
Bom
Jeremias Rocha () 21-11-09 09:25

Claro que ele não vai responder as perguntas pra vc...pow é uma dica de como fazer....Bacana já me ajudou.
esclarecer
lilica baima () 06-01-10 01:57

é apenas uma ajuda,e para mim foi gratificante.
Objetivo
André () 16-01-10 15:37

Para quem sabe ler, um risco é Francisco.
...Òtimo, simples e objetivo.
orientação
vaninha oliveira () 17-01-10 15:06

Gostaria ,que este texto tirassem minha dúvida, não ficou bem claro, deveria por aqui alguns exercícios!!!! Abraço.
E os exemplos?
Raquel () 28-02-10 12:45

O Conteúdo foi bem objetivo.Por isso deveria conter alguns exemplos, explicando passo a passo!
Luis Diego () 27-03-10 20:06

Olha! Então a interpretação é uma coisa fácil para ser feita na prova de concurso. Basta ler normalmente, mesmo sem entender não pare... e vai gravando as frases e palavras. Como foi dito - "primeiro contato com o texto".

E a segunda leitura é ler entender o que o autor está transmitindo para o leitor.

Por isso que sempre fiz isso nas leituras nas provas de concursos e sempre obtive ótimo nas respostas de interpretação de texto...
leidiana06-04-10 () 06-04-10 22:32

o texto esta bom dar pra aprender algumas coisas... mas nao ensina muito..
Duty () 11-04-10 20:48

QUEM POSTOU ACIMA ALEGANDO QUE "O TEXTO É FRACO", OU ¨NÃO AJUDOU MUITO", "FALTAM EXEMPLOS" É FOLGADO !!!!
QUER TUDO FÁCIL, APOSTO QUE NÃO ESTUDAM TANTO QUANTO DEVERIAM...
BANDO DE FOLGADOS !!!!

AFFFEE
opnião
carlos () 28-04-10 15:22

danilo vc disse que essa postagem e superficial..! por que vc num faz um...num sabe nem o basico. o que um texto?
sugestão
fabia margarete () 23-07-10 22:32

a explicação sobre interpretação está boa só faltou alguns exemplos para clarear mais.parabéns
vlw
lelly () 01-08-10 16:50

muito bOM...obrigada!!
A gramática é importante
Hailton () 29-09-10 15:10

O texto é bom.
Para os que ainda têm dificuldades de interpretação de texto, devemos acrescentar que, primeiro, é indispensável o domínio da gramática.
Será difícil fazer a interpretação do texto sem o conhecimento das funções das conjunções, dos pronomes relativos, dos termos anafóricos, da diferença entre uma oração subordinada adjetiva explicativa de uma restritiva, apenas para citar alguns.
O Sabino é bom
Renaldo soares () 03-10-10 01:09

manda ver, mostra que entende mesmo do asunto!!
Interpretação de texto
Reginaldo Zucoloto () 15-12-10 16:03

Quero aprender mais sobre assuntos de interpretação de texto.Pois vou prestar concurso publico e desejo ser aprovado.
Anônimo () 03-01-11 10:14

Bom Texto Gostei
valeu
viviane b. lopes () 08-04-11 06:37

Muito bom,eu agora revivi coisas na qual eu ja havia esquecido,preciso estudar para conceguir uma boa colocaçao no concrso para carteiro.
interpretção de texto
jessea pereira dos santos () 22-04-11 23:16

sabem qual a maior dificldade,em se interpretar são sa palavras a qual as vezes não sabermos o significado,ou temos que decora o dicionário
como faço para entender uma in
ana maria moreno () 19-05-11 17:33

vi algumas perguntas e resposta e gostei,gostaria que me explicasse como enterpretar um texto. obrigado!
interpretação de texto para co
LILIANE SILVA () 26-05-11 07:13

tenho dificuldade para interpretação de texto .ideias fundamental para mim saber interpretar um bom texto
muito bom
lucélia reis () 17-06-11 11:46

O texto acima foi muito bom esclareceu algumas dúvidas .Valeu!
Tudo é valido
Ana () 22-07-11 23:37

Obrigada pelas dicas realmente exercitar é a melhor maneira para se ter um bom resultado.obrigada!
samuel () 25-07-11 21:31

esse texto é bom!!!
ajuda na postura que devemos ter em relação
ao texto quando interpretamos!!!
que legaL!!
fatima () 10-08-11 12:38

ADOREI AS INFORMACOES,ME AJUDARAM MUITO.OBRIGADA!!!
dicas
vanessa de rezende () 23-08-11 10:33

Acredito q este texto tenha ajudado o leitor,pois mostra o caminho ao qual está a resposta do q procura.
que batalha essa interpretação
cristal andrade () 24-08-11 23:06

eu gostei as dicas são boas ajuda muito na hora da prova onde as questões vem sempre com mais de uma alternativa correta ou paa que a gente pense assim bjs. cristal.obrigada.
Interessante!
Ettore () 26-08-11 21:39

Muito bom. Dicas interessantes. Valeu!
adoreiii
augusto () 28-08-11 17:13

adorei as dicas realmente depois de ter lido e relido,
consegui pela primeira vez tirar 10,
confesso a minha maior nota antes do dez era 4,
mas eu tamben...................
adore
Nayane () 29-08-11 17:57

foi otimo!!!!
Ignorância
Marcella () 05-09-11 20:21

Por que todo ser humano deseja facilidade em tudo?
Estude meus amores,nada vem de mão beijada!!!
material de portugues
Mateus Vinicius da Silva Borge () 15-09-11 08:39

os concursos apresentam Questões interpretativas que tem por finalidade identificação de um autor autônomo. portanto;o candidato deve compreende os niveis estruturais da lingua por meio da logicas.Álem de necessita de um bom lèxico internalizado.
Erro!
Mini Grilo () 14-09-11 21:18

Amiguinho Só Para Deixar A Dica :UM RISCO ->NÃO
Textos
Renata () 27-10-11 09:57

Acho que o candidato deve pegar provas anteriores e verificar qual é o estilo adotado, por exemplo, se quiser fazer a prova do INSS pegue as provas da Cespe e verifique as questões de Português. As provas da Cespe são bem tranquilas quanto as questões de interpretacao já a PUC por exemplo é bem pegadinha, passei em um concuro adotando esse método e simplesmente pelo estilo adotado já fui marcando as menos obvias de português, coisas que eu jamais acharia que estavam corretas, bom...estavão...Vai entender o que a banca quer né??
È assim que eu vejo !
Richardson Carvalho .S () 11-11-11 08:56

Uma coisa que eu li e é verdade, muita das vezes não é questão de que "as pessoas querem tudo de mão beijada" pois muitos são esforçadas e querem aprender, porem existi uma certa dificuldade na hora de interpretar ou prestar atenção no que esta sendo dito essa é da forma que penso .
josccaasilveira1964@hotmail.co
José Oscar da Silveira () 23-10-11 15:07

Para uma boa interpretação de texto é necessário saber o significado das palavras. Entretanto, gostaria de saber se o mais importante é entender as figuras de linguagem e se assim for, envie-me algumas dicas pelo E-MAIL.

Obrigado.

José Oscar da Silveira

Interpretação de texto
Paulo Roberto () 20-12-11 18:02

Era dessas dicas q eu estava precisando.
Muito bom!!!
waleson () 02-01-12 18:12

É gratificante, muito bom mesmo um ajudando o outro, os comentarios ta show de bola pra tirar duvidas... E obrigado ao autor do texto, ja é uma ajuda para nós que estamos prestando vestibular e concursos. Independente de está em uma explicação denotativa ou conotativa.

Abraços...
denotação e conotação
marcos () 10-05-12 20:02

Essa interpletação min ajudou muito
INTERPRETAÇÃO
magarida do carmo jacob marque () 20-06-12 13:14

Denotação e conotação, são termos fáceis de se ver e também para confundir, olhando por esse ângulo por exemplo;denotação é denominado real, conotação conto.
INTERPRETAÇÃO
josé edilson () 27-08-12 22:54

Eu particularmante gostei das explicações de como interpretar um texto.
me ajudou bastante ja. brigado.

Comentar
Nome:
Tí­tulo:
Security Image
 
Digite o código que está na figura e clique em enviar.

Copyright (C) 2007 Alain Georgette / Copyright (C) 2006 Frantisek Hliva. All rights reserved.

 

 Veja Também:
Lista nacional de concursos públicos abertosConcursos com Inscrições AbertasNewsletter: Receba gratuitamente novidades sobre concursos por emailReceba Novidades por E-mailSiga o Tudo Sobre Concursos no TwitterTudo Sobre Concursos no Twitter

Compartilhe:
Links Patrocinados
Publicidade