Arquivologia: Cenário Atual

Em diversos aspectos de sua evolução, aa arquivística sofreu influências da atualidade, nem sempre condizentes ou inerentes às reais necessidades dos arquivistas que dele cuidam. Sabe-se que ainda existem diversos acervos em várias partes do mundo que são extremamente mal administrados, em geral, pela própria falta do profissional habilitado e/ou qualificado para a função.

A Gerência de Recursos Informacionais, que tem sido implementada em diversas organizações, é uma das mais importantes evoluções do mercado e, apesar da consistência dos cursos de biblioteconomia, este é um espaço mais voltado ao trabalho de arquivistas, por lidar, em grande parte, com documentos, dossiês, unidades de informação, arquivos e aspectos da informática voltadas aos procedimentos arquivísticos.

A grande disseminação de documentos eletrônicos traz a problemática do virtual para a questão da arquivologia e seu papel no mundo atual. A questão principal é como poderá ser definido o arquivamento e a gestão de documentos eletrônicos. Esta preocupação deve-se a necessidade de dar autenticidade, unicidade, valor de prova e confiabilidade aos documentos eletrônicos e à internet. É por este motivo que os arquivistas desenvolvem várias pesquisas em busca de soluções.

No plano dos documentos em papel e outros materiais, ainda é lento o desenvolvimento de ações que visem a melhorar as condições do acervo, contrapondo-se diretamente com a busca da otimização dos Sistemas de Recuperação de Informação, que ainda são muito lentos. A grande dificuldade em se obter tal melhoria, vem da deficiência de muitos 'arquivistas', que exercem a profissão sem jamais procurarem por uma atualização e um aperfeiçoamento profissional.

Um dos pontos mais benéficos da arquivística atual, tem sido a crescente procura pela padronização da organização dos mais variados fundos, através do emprego da Norma ISAD(G). Além disso, com o desenvolvimento da consciência sobre a importância dos documentos em seus diversos aspectos e características, além da necessidade do empreendimento de métodos mais eficientes e mais eficazes para a disseminação seletiva da informação, deu aos arquivos o aspecto que mais se aproxima de suas reais funções: a assessoria para as tomadas de decisão - mesmo quando não se encontra, na estrutura, em posição de staff.

Assim, espera-se que em um futuro próximo, os arquivistas sejam, então, reconhecidos por sua vital importância no desenvolvimento das atividades das organizações (sejam elas quais forem), pois, só assim, ser-lhes-á possível desenvolver e aprimorar os serviços de gestão de documentos, de GRI, e o aperfeiçoamento dos SRIs e DSIs existentes.

Apostilas Mais Vendidas

Concurso MPU 2018-TÉCNICO DO MPU - ESPECIALIDADE: ADMINISTRAÇÃO
Concurso MPU 2018
TÉCNICO DO MPU - ESPECIALIDADE: ADMINISTRAÇÃO

Conteúdo Em Destaque

Acha Difícil Passar em Concursos? Conheça o Curso Onde Você Aprenderá Rapidamente a Passar em Qualquer Concurso Público Estudando Apenas 2 Horas Por Dia!