Materiais
Junte-se a Milhares de Concurseiros Inteligentes e Receba Atualizações, Materiais e Dicas Imperdíveis sobre Como ser APROVADO em Concursos (é grátis)!

Adjetivo

Palavra variável que acompanha o substantivo, indicando qualidades e características deste. Mantém com o substantivo que determina relação de concordância de gênero e número.

Adjetivos pátrios: indicam a nacionalidade ou a origem geográfica, normalmente são formados pelo acréscimo de um sufixo ao substantivo de que se originam (Alagoas: alagoano). Podem ser simples ou compostos, referindo-se a duas ou mais nacionalidades ou regiões; nestes últimos casos assumem sua forma reduzida e erudita, com exceção do último elemento (franco-ítalo-brasileiro).

Locuções adjetivas: expressões, geralmente, formadas por preposição e substantivo que equivalem a adjetivos (anel de prata = anel argênteo).

Flexão dos adjetivos:

Gênero

Uniforme ou biforme (inteligente x honesto [a])

Número

Os adjetivos simples formam o plural segundo os mesmos princípios dos substantivos simples, em função de sua terminação (agradável x agradáveis).

Os substantivos utilizados como adjetivos ficam invariáveis (blusas cinza).

Os adjetivos terminados em -OSO, além do acréscimo do -S de plural, mudam o timbre do primeiro -O, num processo de metafonia.

Grau

São três: normal, comparativo e superlativo

·         comparativo: mesma qualidade entre dois ou mais seres, duas ou mais qualidades de um mesmo ser.

- igualdade - tão ... quanto (como)
- superioridade - mais ... (do) que
- inferioridade - menos ... (do) que

·         superlativo: exprime qualidade em grau muito elevado ou intenso.

- absoluto - quando a qualidade não se refere à de outros elementos. Pode ser analítico (acréscimo de palavra modificadora - muito) ou sintético (-íssimo, -érrimo, -ílimo). (muito veloz X velocíssimo)
- relativo - qualidade relacionada, favorável ou desfavoravelmente, à de outros elementos. Pode ser de superioridade (o mais ... que) ou de inferioridade (o menos ... que)

Observação:
- Apresentam formas sintéticas especiais os adjetivos bom, mau, grande e pequeno.

Adjetivos

Comparativo de Superioridade

Superlativo absoluto

 

 

regular

irregular

bom

melhor

boníssimo

Ótimo

mau

pior

malíssimo

péssimo

pequeno

menor

pequeníssimo

mínimo

grande

maior

grandíssimo

máximo

Quando estes adjetivos se referem a características de um mesmo ser, admitem-se as construções mais bom que, mais mau que, mais grande que e mais pequeno que. (Ele é bonito e inteligente; alguns o consideram mais bom que inteligente.)

Junte-se a Milhares de Concurseiros Inteligentes e Receba Atualizações, Materiais e Dicas Imperdíveis sobre Como ser APROVADO em Concursos (é totalmente gratuito)!