Predicativo



É o termo da oração que indica uma característica que se atribui ao sujeito ou ao objeto por meio de um verbo qualquer, principalmente por um verbo de ligação.

 

Predicativo do Sujeito

Aparece no predicado nominal e no verbo-nominal. No predicado nominal, o predicativo refere-se ao sujeito por meio de um verbo de ligação enquanto que no predicado verbo–nominal o verbo é intransitivo ou transitivo.

Nesta escola, tudo parece calmo e seguro.

Os soldados desciam a montanha vitoriosos.

 

Predicativo do Objeto

Só aparece no predicado verbo-nominal e indica uma característica que se atribui ao objeto. Pode vir precedido de preposição. Ocorre, geralmente, com VTD que exigem uma qualidade para o objeto: considerar, julgar, achar, supor, tornar, eleger, nomear, chamar, apelidar e outras equivalentes.

Deputados médicos acham inquietante o quadro clínico.

Nomearam Marina representante da turma.

 

OBSERVAÇÕES:

1. Todas as classes gramaticais – exceto artigo, preposição, conjunção e interjeição – podem exercer a função de predicativo. O predicativo pode ser representado até por uma oração. Nesse caso, a oração será subordinada substantiva predicativa. Ex: A verdade é que todos eles foram despedidos.

 

2. Podem ocorrer o predicativo do sujeito em frases com voz passiva sintética. Nesse caso, o predicado será verbo-nominal.

Considera-se Chico Buarque um grande compositor.

                       sujeito        predicativo do sujeito

Definiu-se a proposta como inviável.

                  sujeito        predicativo do sujeito

 

3. A maior parte dos gramáticos considera que ocorre predicativo do objeto indireto apenas com o verbo chamar, significando “cognominar”, “atribuir um nome a”. Ex:

Chamei-lhe de bobo.

           OI  predicativo

Alguns dizem que o predicativo do objeto indireto pode ocorrer com outros verbos:

Creio num Deus sempre presente.                     Preciso do ladrão vivo.

             OI            PO                                               OI         PO