Como desenvolver os parágrafos nas redações


Devemos sempre ter em mente que no parágrafo desenvolvemos determinada ideia-central, ou nuclear, a que se associam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrente dela.

O parágrafo é importante porque facilita a organização das ideias e a correta compreensão do que está sendo dito.

Sobre a extensão do parágrafo dizemos que é uma unidade suficientemente ampla para conter um processo completo de raciocínio e suficientemente curta para nos permitir a análise dos componentes desse processo. Também devemos salientar que é da divisão do assunto que depende a extensão do parágrafo.

A composição do parágrafo é didaticamente estruturada da seguinte maneira: Introdução, na qual expressamos de maneira sumária e sucinta a ideia-núcleo; o desenvolvimento, no qual explanamos essa ideia-núcleo; e, mais rara, a conclusão, sobretudo nos parágrafos menos extensos e naqueles em que a ideia-central não apresenta grande complexidade.

Como desenvolver o Parágrafo

Você pode desenvolver o parágrafo de diferentes maneiras. Por enumeração ou descrição de detalhes; por conforto, processo muito eficaz de desenvolvimento; por analogia ou comparação; por citação de exemplos; dividindo e explanando ideias "em cadeia"; e por definição. Todos os processos devem ser cuidadosamente estudados, para que assim você possa utilizá-los com maior liberdade e adequação.

Qualidades do parágrafo em geral

Quais são qualidades do parágrafo? De modo geral, dizemos que as principais qualidades do parágrafo são: clareza, concisão, propriedade, coerência e ênfase. Trataremos brevemente de alguns aspectos.

Unidade, Coerência e Ênfase

Quando falamos em unidade, ensinamos que é preciso dizer uma coisa de cada vez, sem digressões descabidas. Ênfase é a modificação da estrutura frasal que privilegie algum termo, como o objetivo, o predicativo etc. Coerência consiste em ordenar e interligar as ideias de maneira clara e lógica e de acordo com um plano definido. Para obtermos coerência lançamos mão de conectivos e partículas de transição.

A seguir algumas orientações na hora da produção do parágrafo:
• Use sempre que possívell tópico frasal (ideia-núcleo) explícito.
• Evite pormenores impertinentes, acumulações e redundâncias.
• Frases entrecortadas frequentemente prejudicam a unidade do parágrafo; selecione as mais importantes e transforme-as em orações principais de períodos menos curtos
• O desenvovimento da mesma ideia-nucleo não deve fragmentar-se em vários parágrafos.

Dedique-se ao estudo da produção textual. Pratique, leia, estude! Desse modo o sucesso é garantido!

Compartilhe Esse Conteúdo Com Seus Amigos

Conteúdo Em Destaque

Deixe o Seu Comentário...

Acha Difícil Passar em Concursos? Conheça o Curso Onde Você Aprenderá Rapidamente a Passar em Qualquer Concurso Público Estudando Apenas 2 Horas Por Dia!