Entrevista com o Mestre da "Técnica do Chute"


O Tudo Sobre Concursos tem mais um novo parceiro! A partir de agora contaremos com as excelentes dicas de Paulo César Pereira (também conhecido como Sapoia), considerado o mestre da "Técnica do Chute" em provas e concursos. Para conhecer um pouco mais sobre o assunto, veja a entrevista exclusiva que fizemos com ele:


Tudo Sobre Concursos:
Olá Paulo César Pereira. Pesquisando na Internet sobre o tema "A Técnica do Chute", é inevitável nos depararmos com seus vídeos e artigos sobre o assunto. Resumidamente, o que é a Técnica do Chute e como isso pode ajudar efetivamente alguém a passar em concursos públicos?

Paulo César Pereira:
A Técnica do Chute nada mais é do que o estudo das pistas que o examinador deixa ao elaborar as questões, principalmente ao falsear os itens. É altamente potente quando utilizada em conjunto com o conhecimento tradicional.



Tudo Sobre Concursos: Como surgiu a idéia de estudar sobre o assunto e também de divulgar na Internet?

Paulo César Pereira:
Refinei a Técnica do Chute para ajudar uma amiga a enfrentar uma prova do CESPE no BB3 2007, no estilo CERTO ou ERRADO, onde uma ERRADA anula uma CERTA. Divulguei na internet porque uma editora estava duvidando da eficiência das minhas técnicas, mais tarde comprovadas pelos CASOS DE SUCESSO.



Tudo Sobre Concursos: Você já é conhecido como Mestre, Professor e Especialista da Técnica do Chute, o que você acha disso? Você também é chamado de Sapoia ao invés de Paulo César, por quê?

Paulo César Pereira:
Uso o apelido Sapoia por ser incomum. Gosto de ANÁLISE DE RISCO, da Técnica do Chute e dos Sistemas Antichute. Não sou Mestre nem Professor. Sou aluno. Acho divertido tudo isto.



Tudo Sobre Concursos:
Qual é a sua experiência em provas e concursos e quais são suas ocupações profissionais principais hoje em dia?

Paulo César Pereira:
Eu trabalho na CAIXA ECONÔMIOCA FEDERAL. Já fiz 37 concursos e fui aprovado em 26. Dos 26, devo ter sido convocado para uns 13. A melhor convocação foi para AFTE - Auditor Fiscal do Tesouro Estadual (Fiscal de ICMS de MG), mas fiz a besteira de recusar a convocação.



Tudo Sobre Concursos: Por que você acha que suas dicas repercutiram tão bem na Internet?

Paulo César Pereira:
A Técnica do Chute fez sucesso porque funciona e motiva. No começo, era um grande diferencial. Agora é uma ferramenta indispensável. Quem não usa, fica para trás.



Tudo Sobre Concursos: É possível passar em qualquer concurso aplicando apenas a Técnica do Chute? O estudo do conteúdo programático é secundário?

Paulo César Pereira:
Estudar é fundamental. É até possível passar sem estudar, mas pouco provável. O ideal é lançar dois olhares sobre cada item. Um olhar pela Técnica do Chute e outro pelo conhecimento tradicional. Das duas nuances é possível ver com muito mais clareza se um item é CERTO ou ERRADO.



Tudo Sobre Concursos: Você já teve relatos de pessoas que obtiveram sucesso aplicando essa técnica?

Paulo César Pereira:
Inúmeros. Como se pode ver nesse link do meu site:  CASOS DE SUCESSO.



Tudo Sobre Concursos: Você acha que as bancas organizadoras, podem aproveitar o seu estudo para com isso conseguir eliminar as chances de chute nas próximas provas?

Paulo César Pereira:
Não. É justamente o contrário. Sou eu quem estuda os examinadores. O pavor deles é tão grande que elevam três barreiras à Técnica do Chute:

1)    Usam TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE ITENS, onde o uso de determinadas palavras são proibidas;

2)    PRÉ-TESTAM as questões e descartam aquelas com indícios de possuírem dicas para os chutes;

3)    APENAM O CHUTE, usando sistemas como o famoso UMA ERRADA ANULA UMA CERTA.

Tudo o que conseguem é me estimular. Estas barreiras são um gostoso desafio. Para vencê-las, eu estudo Relatórios Pedagógicos, PSICOMETRIA, Teoria da Resposta ao Item, Teoria Clássica dos Testes e Justificativas para anulação de questões.

Os sistemas antichute acabam confundindo os desavisados e nós obtemos classificações melhores em concursos por conhecê-los. Minhas melhores classificações se deram nas provas do CESPE, estilo CERTO ou ERRADO, com pena ao CHUTE (UMA ERRADA ANULA UMA CERTA).



Tudo Sobre Concursos: Essa técnica já foi estudada por outros autores no Brasil e no mundo?

Paulo César Pereira:
No Mundo, eu não sei. Mas no Brasil a Técnica do Chute já foi estudada por inúmeras pessoas, inclusive pelo William Douglas. Meu trabalho se destacou dos demais porque eu estudei os sistemas antichute, sei fazer ANÁLISE DE RISCO e criei um método para usar a Técnica do Chute mesmo nas questões em que sabemos a matéria.
 


Tudo Sobre Concursos: Onde podemos encontrar seus vídeos, dicas e materiais adicionais sobre esse assunto?

Paulo César Pereira:
Para entender como funciona a TÉCNICA DO CHUTE e saber como combiná-la com o conhecimento tradicional, sugiro a leitura a leitura de meu novo e-book, A ARTE DE MARCAR X: http://sites.google.com/site/atecnicadochute/home/e-book

Para complementar o e-book, sugiro estas vídeo aulas: http://sites.google.com/site/atecnicadochute/home/video-aula

Além de concursos, faço vídeos sobre assuntos diversos e meu canal no YouTube já está com quase quatro milhões de visitas: http://www.youtube.com/user/sapoia01


SapoiaPAULO CÉSAR PEREIRA (SAPOIA) - Engenheiro Civil, aprovado em 26 concursos, autor do site da TÉCNICA DO CHUTE, já teve mais de 4 milhões de visitas no YouTube.