Motivação Para Estudar Para Concursos Públicos - O Guia Absolutamente Completo e Definitivo!

Motivação para estudar

Pensando em Desistir? Impossível depois de chegar até aqui!

Se você está precisando de motivação para estudar para concursos públicos, vestibular, Enem ou OAB esse guia é perfeito para você!

E até mesmo se você está estudando para outras coisas como por exemplo: provas de escolas e faculdades, aprendizagem de idioma ou até para adquirir uma nova habilidade qualquer esse guia pode lhe ser muito útil, afinal, motivação serve para qualquer área da vida.

Você vai descobrir nesse guia, entre outras coisas: as 3 melhores formas de se motivar de verdade, as 7 melhores dicas para manter-se motivado durante os estudos, além de conhecer diversas histórias de sucesso, depoimentos, mensagens motivacionais entre outras coisas, veja o índice completo do que você vai encontrar nesse guia:


Interessante? Aproveite e ajude também os seus amigos compartilhando esse conteúdo:

Preparado? Elimine qualquer coisa que possa te distrair até o término da leitura deste artigo e tire o máximo proveito, pode ser muito útil! Vamos lá!

Motivação é Mesmo Importante? Ou é Conversa Fiada de Livros de Autoajuda?

Motivação é Importante?

Falar de motivação parece chover no molhado, é um daqueles termos que são amplamente utilizados em teorias, discursos e dicas sobre como estudar para concursos e a grande maioria das pessoas concorda de que ter motivação (não só para os estudos mas para tudo na vida) é fundamental. Mas por outro lado há também alguns que dizem que tudo isso é balela e não passa de conversa fiada de livros de autoajuda.

Analisando vários casos de pessoas que alcançaram o sucesso em provas de concursos o fato constatado é que a motivação é a característica mais presente em quase todos os casos. Mesmo quando outras características são bem marcantes como foco, eficiência, disciplina e persistência a motivação se mostra muito presente pois é ela que impulsiona todas as outras características.

Por exemplo, é óbvio que disciplina e persistência são características fundamentais para ser aprovado em concursos públicos, principalmente se formos pensar nos concursos mais cobiçados e concorridos que exigem um nível altíssimo de preparação e muitas vezes por longos períodos. E o que faz você ter a disciplina de ficar horas e horas estudando e persistindo mesmo quando o alvo parece estar muito longo ou quando tudo parece que não vai dar certo? A motivação, claro!

Se saírmos do mundo dos concursos e analisarmos grandes personalidades do mundo vamos perceber que seus grandes feitos na maioria das vezes não são frutos exclusivamente de dons especiais, mas sim de uma grande motivação que foi fundamental para a realização dos seus feitos, exemplos não faltam: Thomas Edson, Albert Einstein, Santos Dumont etc.

Ok, ok, então já deu pra perceber que motivação é realmente muito importante, mas então o que afinal é motivação?

O Que é Motivação e o Que Não é Motivação?

O que é motivação?

Muitos falam mas poucos explicam. Há basicamente 3 formas em que podemos definir motivação, a forma simplista que muitos conhecem, a forma técnica e a forma prática e real que é a que realmente importa:

Definição Prática e Teórica de Motivação:

Definição Simples:

O modo mais simplista de definir motivação é dizer que motivação é a junção de duas palavras: Motivo + Ação. Seguindo essa definição, motivação seria basicamente você ter um motivo para agir. Essa definição está correta? Na teoria sim, mas na prática como explicar as vezes em que temos um motivo suficientemente bom para agir e mesmo assim não agimos? A explicação é porque motivação não é apenas ter motivo para agir, é um pouco mais que isso. Daqui a pouco você vai saber em uma única expressão o que realmente é motivação na prática (na vida real de pessoas comuns como eu e você).

Definição Técnica:

Segundo a Wikipedia: “Motivação (do Latim movere, mover) designa em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas a condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras é um processo psicológico, ou seja, é o impulso interno que leva à ação.”

Tipos de Motivação: Intrínseca e Extrínseca

A motivação é classificada em dois tipos: intrínseca e extrínseca. A motivação intrínseca é aquela que vem de dentro da pessoa independente de estímulos externos, ou seja, suas ações são realizadas motivadas principalmente pelos seus próprios desejos, já a motivação extrínseca é aquela em que você realiza ações baseadas em necessidades ou obrigações normalmente impostas a você.

Motivadores Básicos e Instintivos de Nós, Seres Humanos

A teoria ainda explica quais são os principais motivadores que norteiam todas as ações dos seres humanos: Fuga da Dor e Busca do Prazer. É interessante perceber que realmente estamos a todo momento tomando decisões levando em conta essas duas situações, é instintivo. No caso dos concursos públicos por exemplo, quando tomamos a decisão de estudar para um concurso estamos na realidade buscando uma situação de vida mais prazerosa através de uma melhor qualidade de vida, benefícios, estabilidade e etc e ao mesmo tempo também estamos tentando fugir de uma situação dolorosa ou incômoda de desemprego, excesso de trabalho, baixo salário e qualidade de vida, ambiente de trabalho nocivo e etc.

Essa teoria é muito coerente e nos ajuda a entender um pouco melhor como o processo de motivação funciona. Mas trabalhando há mais de 10 anos com milhares de concurseiros, acompanhando suas derrotas e vitórias, além de ter vivenciado a rotina de concurseiro na prática eu prefiro definir motivação de uma outra forma mais simplificada e muito mais útil:

Definição Prática:

MOTIVAÇÃO É DOPAMINA + PROPÓSITO!

Procure guardar esse conceito para nunca mais esquecer: Motivação é Dopamina + Propósito!

Ok, mas você deve estar se perguntando: o que é dopamina?

Dopamina - A Molécula da Motivação

Dopamina

A dopamina é um neurotransmissor responsável por regular funções importantes como: memória, atenção, foco, bem-estar, prazer e recompensas. Basicamente a dopamina é a responsável pela nossa motivação e capacidade de enfrentar desafios e é também conhecida como a molécula da motivação.

E por que é importante saber disso?

Porque com baixos níveis de dopamina é impossível conseguir estar motivado, é uma questão física, biológica e muito importante que regula seu comportamento e interfere em todas as suas ações e capacidade de atingir seus objetivos. Então você definitivamente deve se preocupar com isso.

É como se alguém quisesse correr uma maratona de 42km sem o mínimo de preparo físico recomendado: não funciona, mesmo com todo pensamento positivo possível.

A deficiência de dopamina pode provocar diversos comportamentos totalmente incompatíveis com motivação: tristeza, desinteresse, falta de prazer, sentimentos negativos, distração, fadiga, apatia, dificuldade de concentração entre outros.

Então antes de pensar no segundo ponto, que é propósito, você deve se preocupar profundamente em elevar naturalmente seus níveis de dopamina. Como? Como esse assunto é muito amplo e técnico, recomendo a leitura deste artigo bem detalhado sobre motivação e dopamina escrito por um médico especialista no assuno, mas posso te dizer que basicamente você deverá adotar um estilo de vida saudável: alimentação adequada, exercícios físicos, postura física e mental positiva e até mesmo meditação, além de abandonar hábitos nocivos a saúde física e mental.

Estando fisicamente preparado para correr a maratona você pode começar trabalhar a sua mentalidade para ir em busca da motivação de verdade!

Propósito: Objetivo de Vida

Propósito

Tirando a parte física o que realmente define a motivação de alguém é o seu propósito, ou como também gosto de dizer: ter um “objetivo muito forte” ou seja, um “objetivo de vida”. O propósito é o que te motiva a fazer o que precisa ser feito para alcançar o seu objetivo independente das condições adversas que possam surgir.

E é muito fácil exemplificar isso, é comum ver candidatos buscando o concurso público apenas pelo dinheiro ou pela estabilidade. Esses motivos não são fortes o suficiente pra fazer você passar horas e horas por meses e até anos se dedicando ao máximo e superando todos os obstáculos que surgirem pelo caminho. Agora imagine por exemplo você conseguir dar uma vida melhor para quem você verdadeiramente ama? Já começa a ficar mais importante, não é mesmo?

Um exemplo bacana é do jogador de futebol, aquele jogador que busca apenas dinheiro pode rapidamente conseguir uma situação financeira confortável, e a partir daí o que vai impulsioná-lo a continuar se dedicando, se esforçando até o seu limite assim como no início de carreira? Fácil, o propósito! Apenas aqueles jogadores que desejam escrever seu nome na história continuam dando o máximo mesmo quando não precisam mais, isso é propósito, isso é um objetivo forte e isso é motivação de verdade, não um simples motivo para agir mas sim “o motivo” para agir.

Se o objetivo não for forte o suficiente, você provavelmente desanimará quando surgirem as dificuldades.

Você Está Motivado ou Acha Que Está Motivado? Cuidado Com a Falsa Motivação!

É justamente por não saber exatamente o que é realmente motivação que a maioria das pessoas acabam se enganando e muitas vezes achando que estão motivadas quando na verdade não estão. Primeiramente é preciso deixar bem claro o que não é motivação: alegria, otimismo, animação e força de vontade não são sinônimos de motivação! Podem fazer parte do quadro motivacional e até mesmo sintomas de motivação mas não necessariamente são sinônimos absolutos de motivação. Veja alguns exemplos:

Uma pessoa pode estar profundamente triste e motivada ao mesmo tempo, imagine alguém que acabou de perder um ente querido de uma maneira não natural, essa pessoa provavelmente pode estar triste e ao mesmo tempo motivada a descobrir os motivos e buscar justiça. E o contrário também é válido, há situações onde uma pessoa pode estar alegre ou animada mas desmotivada a fazer o que deseja ou necessita ser feito.

O otimismo por exemplo é uma excelente característica, fundamental para sucesso em qualquer área, mas puramente também não significa muita coisa, imagine alguém otimista que acha que tudo vai dar certo mas não faz nada, não age, onde está a motivação? Até mesmo a força de vontade está muito mais relacionado a disciplina do que motivação puramente.

Como Então Saber se Estou Verdadeiramente Motivado?

Bom, você já sabe que motivação é ter propósito, mas propósito pode se confundir facilmente com vontade, desejo e sonho, vamos ver as principais características de cada:

Vontade:

É um interesse superficial que varia de acordo com seu estado de espírito. É pouco eficiente para motivar a realizar grandes feitos.

Desejo

Está mais relacionado com uma aspiração, sentimento ou impulso. Busca o curto prazo e não ajuda para motivação a longo prazo.

Sonho

Sonho é uma ideia fixa e distante, uma imaginação, é algo abstrato e passivo pois normalmente não envolve ação.

Propósito

Propósito está relacionado a algo maior como uma missão de vida, normalmente há um objetivo onde o destino final é claro,

e ao contrário de sonho, desejo ou vontade, o propósito é racional e ativo pois você sabe os passos que precisa fazer e age naturalmente para alcançá-lo.

As 3 Melhores Formas Para se Motivar de Verdade

1- Defina o Seu Propósito

Defina o Seu Propósito

A melhor forma definitivamente é ter um propósito claro e bem definido na mente. Então como definir esse propósito?

Faça uma reflexão profunda sobre seus objetivos de vida, sua missão nesse mundo, as coisas que você mais gostaria de realizar ou conquistar na sua vida e liste as 3 principais. Um exercício bem conhecido e útil para essa tarefa é imaginar o dia do funeral: quais feitos e realizações você gostaria que as pessoas lembrassem de você neste dia, como você gostaria de ter impactado a vida das pessoas que você ama?

Com base nessa reflexão você vai perceber o que é mais importante pra você e vai encontrar seus propósitos, com base nisso é só vincular o concurso público com esse propósito, tente imaginar como a aprovação no concurso público vai te ajudar no seu propósito, feito isso seus estudos passarão a ter muito mais importância e a motivação para estudar será muito maior.

Por exemplo: Imagine que seu propósito seja conseguir tirar seus pais do aluguel e você imaginar que com o salário e estabilidade do concurso público você conseguirá financiar uma casa própria? Ou imagine que seu propósito seja viajar o mundo e saber que na carreira pública você poderá planejar suas férias de 30 dias antecipadamente e poder fazer sempre uma grande viagem a cada ano? Ou imagine que seu propósito seja ser mais presente na vida dos seus filhos e saber que passando no concurso público você provavelmente terá horário para chegar em casa e ficar mais tempo com seus filhos?

Provavelmente você fará o possível e impossível para ser aprovado, pois o objetivo final é forte o suficiente para encarar qualquer sacrifício. Estudar nem vai parecer sacrifício.

2- Prepare-se

Habilidades

A segunda forma de se motivar de verdade é estar preparado para encarar esse desafio, e essa parte é bem abrangente, envolve 3 pontos principais: fisiologia, mentalidade e habilidade ou preparo. Ou seja, como já vimos você precisa estar fisicamente preparado (dopamina), estar com a mentalidade adequada (propósito) mas também ter a habilidade necessária para alcançar esse objetivo.

Neste ponto então vamos focar apenas nessa questão de preparo, que ainda não foi explicado ainda. Por que isso é importante?

Na grande maioria das vezes a falta de motivação é ocasionado pela falta de habilidade em realizar determinada tarefa, por exemplo: digamos que alguém te chame para jogar xadrez e você não se sinta nenhum pouco motivado a jogar, uma causa bem provável dessa falta de motivação para jogar xadrez seja porque você não saiba jogar bem. Agora imagine que você em algum momento já tenha lido e aprendido todas as regras do xadrez e também as melhores dicas e jogadas, como você se sentiria se recebesse um convite para jogar? Provavelmente ficaria bem motivado a jogar!

É exatamente a mesma coisa com os estudos para concursos públicos ou qualquer outra atividade: instintivamente não gostamos do fracasso, não gostamos de fazer alguma coisa sem ter confiança de que teremos algum sucesso.

Quando estudamos e não conseguimos fixar muita coisa na memória, ou quando não conseguimos ter uma boa taxa de acerto nos simulados a tendência é desanimar.

Por isso é importante conhecer e estudar as melhores técnicas de estudo, ou seja, ter as habilidades necessárias para ter um bom aproveitamento dos estudos e para ter a confiança de que não está perdendo tempo.

Quando sabemos que estamo no caminho certo, progredindo e que estamos competindo de igual para igual com os melhores e que temos muita chance de sucesso a nossa motivação é enorme.

Imagine tentar construir um prédio sem saber as técnicas? Motivador né? Claro que não? Com os estudos é a mesma coisa, estudar de qualquer jeito e não saber se será aproveitado não é nada motivador, por outro lado estudar sabendo que está estudando da melhor forma possível e que possivelmente colherá bons resultados dá muito mais confiança e motivação.

3- Consuma Conteúdo Motivador

Estímulos Motivacionais

A terceira melhor forma de sem motivar é aplicar uma injeção de ânimo através de estímulos externos, consuma por todas as formas possível conteúdos que te inspirem e motivem, como por exemplo: procure conhecer histórias de pessoas de sucesso e todas as suas conquistas, leia livros e assista filmes sobre isso, converse com pessoas motivadas e animadas, leia artigos e livros motivacionais, visualize sua vida após a conquista do objetivo, escute músicas que te deixem pra cima, elimine conteúdos que possam te desanimar e você muito provavelmente sentirá uma explosão de motivação para iniciar com força total! Let's Go!!!

Os 5 Maiores Inimigos da Motivação em Concursos Públicos

5 maiores inimigos da motivação

Legal, aprendemos como nos motivar de verdade mas ainda precisamos tomar cuidado com algumas coisas que atrapalham profundamente a nossa motivação quando o assunto é estudo para concursos públicos, livre-se desses vilões definitivamente se quiser ter sucesso nas provas:

1- Incertezas Sobre o Concurso

Dúvidas sobre a data de divulgação do edital, quantidade de vagas, se as matérias serão as mesmas do concurso anterior e até suspeitas de fraude são extremamente prejudiciais para a sua motivação para estudar. A dica é deixar de se preocupar com possibilidades e focar apenas nos estudos e com base nas informações que já possui, especulações apenas vão te tirar do foco, se algo mudar no meio do caminho apenas ajuste seu planejamento mas nunca fique travado, mantenha-se sempre estudando!

2- Excesso de Candidatos Incritos e/ou Baixa Quantidade de Vagas

Esqueça definitivamente essa questão de quantidade de vagas, independente da quantidade de vagas ou candidatos inscritos o seu foco deve ser em fazer o seu melhor e procurar ser o melhor. Se houver 10 ou 1 milhão de inscritos alguém terá que ficar dentre as vagas, mesmo que seja apenas uma e por que esse alguém não pode ser você? Todos possuem as mesmas capacidades!

3- Excesso de matérias e pouco tempo para estudar

Não se preocupe com o excesso de matérias e o pouco tempo para estudar, a grande maioria das pessoas não possuem tempo suficiente para estudar, além disso: quantidade não é qualidade, mais vale 1 hora de estudo bem aproveitada do que várias horas sem nenhum aproveitamento. Se falta de tempo fosse desculpa, apenas os desocupados teriam sucesso!

4- Falta de Organização e Disciplina

Esse é o problema mais fácil de resolver: perder alguns minutos e montar um bom plano de estudos já é meio caminho andado, depois é definir o seu propósito para ter a força de vontade necessária para ter a disciplina necessária para seguir o planejamento. O difícil é o começo, depois de umas 3 semanas a rotina já fica automática.

5- Excesso de Cobrança

Não se cobre demais por uma aprovação nem permita que outras pessoas façam isso com você, não é saudável. Não encare o concurso como se fosse uma situação de vida ou morte, pois não é, sempre haverá outras oportunidades, se não for dessa vez é porque não se preparou o suficiente e você saberá que deverá se preparar mais da próxima vez. Não é você ou qualquer outra pessoa que vai definir quando você será aprovado e sim a sua preparação, seus estudos, então cobre-se apenas por isso.

As 7 Melhores Dicas Para Manter a Motivação Até o Final

Dicas para manter a motivação

Conseguir se motivar é relativamente fácil, principalmente seguindo as 3 dicas acima, no entanto ainda há um pequeno e grande problema:

É muito mais fácil se motivar do que se manter motivado!

Temos a tendência de se animar com novidades e com o tempo o interesse vai caindo naturalmente, então o grande desafio é: como manter a motivação até o final?

Segue as 7 principais dicas:

Dica 1- Encare Como Uma Jornada

Concurso público é como uma maratona e não um sprint de 100 metros, a forma de encarar muda tudo: saiba que o caminho é longo mas que uma hora você chega lá, a pressa e o imediatismo fazem você desmotivar aos primeiros obstáculos.

Dica 2- Consiga Apoio Estratégico

Dificilmente você conseguirá lutar contra tudo e contra todos por muito tempo, então é melhor vender a ideia para pessoas importantes na sua vida e consiga o apoio deles, tenha um porto seguro para momentos difíceis, você vai precisar.

Dica 3- Aproxime-se de Pessoas Positivas e Afaste-se de Pessoas Negativas

Mentalidade é contagiante, pessoas com mentalidade positiva e otimista farão você se manter sempre motivado, já as pessoas negativas vão te puxar para baixo mesmo sem querer.

Dica 4- Comece aos Poucos

Começar com todo vapor estudando várias horas por dia é um grande erro pois dificilmente você conseguirá manter esse ritmo por muito tempo e se desmotivará. Comece aos poucos a vá aumentando gradativamente e defina recompensas ou gratificações por cada etapa vencida.

Dica 5- Encare Obstáculos Como Parte do Processo

Não se desespere com reprovações e qualquer outro tipo de problema, aceite desde cedo que obstáculos são parte do caminho de todos os vencedores e supere-os com atitude otimista.

Dica 6- Fuja da Procrastinação

Procrastinação é um grande problema, e o maior vilão de tudo são as tarefas desnecessárias. Gerencie suas tarefas de acordo com suas prioridades e elimine completamente as tarefas desnecessárias.

Dica 7- Cerque-se de Conteúdos Motivacionais

Não deixe tudo para sua memória, cerque-se de ítens que possa te motivar, cole em vários locais visíveis seu propósito, programe alertas no seu celular para estar sempre se lembrando dos motivos que fizeram você iniciar seus estudos.

Histórias de Sucesso de Pessoas Reais Como eu e Você

História de Sucesso da Fladamari

"Me chamo Fladamari - São Luis(MA), tenho 36 anos e 2 filhas, uma de 10 e a outra de 5 anos..e uma historia de vida interessante e incentivadora... fui casada durante 12 anos, quando estava com 5 anos de casada minha filha adoeceu (alergia alimentar) e eu tive que largar tudo: emprego, estudo e passamos a viver do salario de motorista do meu ex-marido.

As dificuldades foram aparecendo, lembro que passei 4 anos com o mesmo sutian e um par de sapato, para onde eu ia sempre com os mesmos sapatos, muita das vezes ficava com vergonha ( eu sempre pensava comigo eu tenho que mudar essa situação).

Passando o tempo eu engravidei da minha segunda filha, aí tudo piorou, o que meu ex-marido ganhava dava mal para gente comer e pagar as contas, imagina com uma segunda criança, e bateu um desespero, pedi tanto a Deus que me ajudasse superar a situação (nunca perdi minha fé) um amigo meu bem proximo de mim passou no concurso, pensei comigo, ele conseguiu, eu tambem posso conseguir.

Então decidi a estudar em casa durante toda minha gravidez, quando saiu o Edital do TJ -MA (2005) tinha 150 vagas, minha filha nasceu em janeiro de 2005 e a primeira etapa ocorreu em abril de 2005, lembro que pedi dinheiro da inscrição para minha mãe e sempre estudando nos horarios que as minhas filhas estavam dormindo (meus horarios de estudo era a noite: das 21:00 as 11:00, levantava as 04:00 e começava a estudar até as 07:00 (pois era o horario que as crianças estavam acordando) sentia muito cansaço, pois tinha que cuidar da casa e cuidar de 2 crianças, sendo que uma delas era uma recem-nascida (cuidado redobrado) perdi muito peso, na época cheguei a pesar 45 quilos (tenho 1,65).

No dia da prova minha filha só mamava ainda, pedi a uma amiga que tambem estava amamentando para ficar com minha filha, a prova objetiva começou as 08:00, eu acabei as 10:00, das 50 questoes eu fiz 44, passei na primeira etapa, quase que eu não acreditei, pulei tanto de alegria, muita gente principalmente meu ex-marido dizia que eu não ia passar porque a 2ª etapa era a mais dificil e o concurso era só enrolação, pois euinão liguei, a vontade de vencer era maior.

Chegou a 2ª etapa julho de 2005, prova escrita e redação, achei a prova um pouco trabalhosa, quando saiu o resultado em setembro de 2005, meu nome estava lá passei na 82ª posição dentro das vagas, chorei muito de alegria.

Em dezembro de 2005 saiu minha nomeação, foi outro choro mas agora de felicidade, não esperava que fossem me chamar tão depressa, assumi em fevereiro de 2006 e hoje graças a Deus tudo mudou para melhor, comprei meu carro, faço Direito numa faculdade particular... Bem ,quanto ao meu casamento chegou ao fim (pois no mes que saiu minha nomeação meu ex-marido me agrediu), nunca recebi um parabéns da parte dele ou uma palavra de incentivo, uma pessoa que não quer te ver crescer, progredir na vida, realmente não pode pemanecer do seu lado, por outro lado agradeço a Deus por tudo, principalmente pela familia maravilhosa, pai ,mãe, irmãos, filhas que sempre me apoiaram e me amam de verdade e meu namorado que me trata dignamente.

O que eu tirei de lição: basta você acreditar, ter determinação, força de vontade, por mais que o mundo esteje desabando sobre sua cabeça, por mais que você pense que não existe luz no fim do tunel, o mais importante: "não perca as esperanças e faça sua parte" uma hora essa luz no fim do tunel vai aparecer, essa é minha historia, agradeço a paciencia de todos."

Ass.: Fladamari

História de Sucesso da Fernanda

"Meu nome é Fernanda, sou casada e me formei em magistério em 1997 , minha formatura foi num sábado e na segunda-feira eu fichei numa empresa multi-nacional. Estava tudo maravilhoso. tinha um bom salário, o horário era muito bom, o ambiente da empresa também era sadio, enfim, tudo perfeito. Devido a isso me acomodei e nunca mais estudei, mal lia livros e me estagnei totalmente.

Mas com o passar do tempo, trabalhei nesta empresa por 14 anos, tudo piorou. Havia dias em cheguei a trabalhar por 20 horas sem jantar nem almoçar, minha carga horária foi ficando desumana. Eu fui ficando cada vez mais insatisfeita por tudo, e para piorar a situação, era perseguida e humilhada pelo chefe. Quando foi em Outubro de 2010 fiquei sabendo do concurso da Prefeitura para área de magistério, nessa mesma época tive a notícia de que meu setor seria extinto. Isso me serviu de estímulo.

Fiz a inscrição para o concurso e comecei a estudar em casa. Continuei trabalhando e não tive tempo de procurar um cursinho. Estudava na empresa na hora do intervalo, um dia peguei um livro sobre concordância e regência , e comecei a chorar . Simplesmente eu não entendia absolutamente nada sobre o assunto, mas não me abati, comecei a ver aulas gratuitas pela internet e a pesquisar em sites.

Ficava horas e horas estudando sozinha, meio perdida e com uma vontade muito grande de passar. Gravava regras de protuguês e conhecimentos especificos num mp4 e onde ia eu ficava ouvindo, até para dormir eu colocava o fone no ouvido e ficava ouvindo até dormir.

Estudei do dia 20 de Outubro a 21 de Janeiro, a prova foi 22 de janeiro de 2011. Fiquei muito nervosa, pois foi meu primeiro concurso. Eu sabia que era a minha grande chance. Resultado: acertei 70 % da prova e não fiquei entre os primeiros. Mas não desisti, na 1ª chamada eles chamaram 17 pessoas a mais e eu fui convocada na 2ª chamada.

Fui nomeada dia 20/06/2011. Sou professora de educação infantil e dou aula para o maternal. Hoje trabalho 24 horas por semana. ESTOU MUITO FELIZ!!!

Minha dica é : Não desista, e aproveite ao máximo cada segundo do seu dia para estudar, pois cada minuto vale ouro e pode fazer fazer a diferença no resultado final."

Fernanda

Ver todas histórias de sucesso

Não deixe de ver também:

Mensagens e Vídeos Motivacionais

Depoimentos Inspiradores de quem chegou lá ou está a caminho

Hall de Aprovados em Concursos Públicos

Melhor Livro Motivacional Para Concurseiros

Melhor Método de Estudos Para Concursos

Não desista

* créditos das imagens: pixabay

A hora é agora, só depende de você, não desista e faça acontecer!

"Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá." Ayrton Senna da Silva

Boa sorte e muito sucesso, rumo a aprovação!!!

Leandro Lima

Compartilhe Esse Conteúdo Com Seus Amigos

Deixe o Seu Comentário...

Acha Difícil Passar em Concursos? Conheça o Curso Onde Você Aprenderá o Passo a Passo para Triplicar as Suas Chances de Ser Aprovado em Concursos!