Banco Central abrirá realizará novo concurso público em 2012

Banco CentralO Banco Central (Bacen) divulgou esta semana, por meio de sua assessoria de imprensa, que deverá abrir novos concursos públicos para as carreiras de técnico, analista e procurador apenas em 2012. Hoje, o Bacen oferece salários entre R$ 4,9 mil e R$ 14,9 mil para carreiras de nível médio e superior.

Com o pedido de criação de 50% das vagas oferecidas nos últimos concursos sendo avaliado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), o Bacen quer prorrogar a partir de abril a validade dos últimos concursos por um ano e com isso economizar recursos na contratação de servidores.

As novas oportunidades serão preenchidas pelos candidatos já aprovados nas últimas seleções. O Bacen liberou o número de candidatos que podem ser convocados nas três carreiras: há 20 vagas autorizadas para procurador e cerca de 60 candidatos aprovados; 350 vagas autorizadas para analista e aproximadamente 410 aprovados; e 150 vagas para técnico e cerca de 300 concurseiros aptos a assumir o cargo.

Saiba mais
- Em 2009, o MPOG recebeu uma análise do Bacen solicitando novos concursos diante da perspectiva de centenas de servidores virem a se aposentar. De acordo com a assessoria de imprensa, cerca de 1.700 servidores reúnem condições de se aposentar até 2014. Um plano plurianual foi elaborado para que a substituição acontecesse gradativamente em quatro etapas. A primeira fase foi a publicação dos editais para 500 vagas de técnico e analista, em 2009.

“A reposição ocorrida com os últimos concursos trouxe apenas alívio temporário para as vagas existentes e as necessidades do banco. Serviu somente para minimizar as perdas mais recentes com as aposentadorias”, disse José Clóvis Dattoli, chefe do departamento de recursos humanos do Banco Central (BC).
Fonte:jconcursos.com