Concurso do INSS deve finalmente sair em 2011

INSSO próximo ano (2011) promete ser aquecido no setor de concursos públicos e uma das seleções mais aguardadas é a do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O órgão, que é vinculado ao Ministério da Previdência Social (MPS), solicitou autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para realizar o processo seletivo.

A expectativa é que o aval seja concedido no início de 2011, já no governo de Dilma Roussef e com Miriam Belchior no comando do Planejamento e o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) como ministro da Previdência. Vale lembrar que, após a publicação da portaria de autorização do Planejamento, o instituto deverá definir o cronograma da seleção e a empresa organizadora que ficará responsável pelo processo seletivo, para, só então, lançar o edital.

Estão previstas 2.500 oportunidades, sendo duas mil para a carreira de técnico (nível médio) e 500 para a função de analista (nível superior) do Seguro Social. Além destas vagas, também poderá haver novo processo seletivo para perito médico previdenciário, pois tramita no Senado um projeto de lei que cria 500 cargos de médico no INSS, os quais deverão ser preenchidos através de concurso. Para a carreira de analista, o INSS aceita profissionais com graduação superior completa. É comum o órgão disponibilizar oportunidades para formados em qualquer curso e também para profissionais de áreas específicas, a exemplo de psicólogos, engenheiros, terapeutas ocupacionais, entre outros. As remunerações iniciais, segundo a assessoria de imprensa do instituto, giram em torno de R$ 4.600 para analista e de R$ 2.600 para técnico.
Fonte: jcconcursos.com