Instituto Rio Branco oferece 26 vagas para ingresso na carreira de Diplomata

DiplomataO Instituto Rio Branco (IRBr) lançou nesta terça-feira (18) o edital do novo concurso para ingresso na carreira de Diplomata. Serão preenchidas 26 vagas, sendo duas reservadas a deficientes. Podem concorrer candidatos com curso superior completo em qualquer área.

Os aprovados ingressam na classe inicial da carreira, como terceiro secretário e são matriculados no curso de formação do IRBr, com remuneração inicial de R$ 12.962,12. Uma novidade no concurso deste ano é a inclusão de reserva de vagas para afrodescendentes. O órgão é o primeiro, em nível federal, a utilizar o sistema de cotas raciais.

Os interessados podem se inscrever das 10h de 24 de janeiro às 23h59 de 22 de fevereiro (horário de Brasília), pelo site www.cespe.unb.br/concursos. A taxa de inscrição custa R$ 150.

As etapas de seleção incluem prova objetiva, duas provas escritas e prova escrita de espanhol e francês. Os exames serão realizados em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal.

A primeira prova está prevista para o dia 10 de abril, em duas etapas, às 10h e às 15h, em locais que serão informados a partir de 30 de março. Em seguida, será aplicada a prova escrita de português, marcada para 8 de maio, às 14h.

A segunda prova escrita será dividida em seis dias, todas com início às 9h: história do Brasil (25 de junho); inglês (26 de junho); geografia (2 de julho); política internacional (3 de julho); noções de direito e direito internacional público (9 de julho) e noções de economia (10 de julho). E, por fim, a prova de idiomas também está marcada para 10 de julho, no período da tarde.

Veja o edital de abertura do concurso.