Concurso do INMETRO é suspenso após ação do CRA/RJ

Do CorreioWeb

O concurso com 167 vagas para nível superior do Instituto Nacional de Metrologia Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) foi suspenso. O Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe) publicou um aviso de interrupção do processo seletivo nesta segunda-feira (19). A medida obedece à determinação da 23ª Vara Federal do Rio de Janeiro, que julga uma ação do Conselho Regional de Administração do Estado.

A entidade afirma que os cargos de especialista, pesquisador-tecnologista e analista em metrologia devem ser exercidos apenas formados em administração. No entanto, o edital abria oportunidade para profissionais de outras áreas. A decisão da Justiça Federal do Rio cancelou o concurso.

O caso, no entanto, está tramitando e ainda cabe recurso. Na Ação Civil Pública, o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA) reclama que o edital do concurso desrespeita áreas privativas da função de administradores. Antes de acionar a Justiça, o CRA procurou o Inmetro e o Cespe. Ambos apresentaram a explicação de que os cargos compreendem funções multidisciplinares e, por isso, podem ser exercidas por profissionais de diversas áreas.

O Cespe acrescenta ainda que os cargos contestados não são de administração e sim de especialista, pesquisador-tecnologista e analista em metrologia. O CRA/RJ reforça que contesta as atividades que os profissionais exercerão ao serem nomeados, e não o nome atribuído aos cargos. De acordo com o conselho, as funções são privativas de administradores, como determina a lei federal 4.769/65, que rege a profissão.

O edital permite que o cargo de especialista em metrologia e qualidade sênior possa ser exercido por graduados em administração, ciências econômicas, engenharia, física, química ou matemática. A reportagem procurou a sede do Inmetro e a 23ª Vara Federal do RJ para obter mais informações sobre o assunto. Porém, devido ao feriado do dia da consciência negra, os órgãos públicos estão fechados. O processo seletivo O concurso foi aberto no dia 25 de junho de 2007. As provas objetivas já foram realizadas e o resultado dessas avaliações foram divulgados. O processo estava na fase de avaliação de títulos quando foi suspenso.

Veja aqui o comunicado publicado pelo Cespe O INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL (Inmetro), em atenção à decisão proferida nos autos do Processo n.º 2007.51.01.024619-1, em trâmite na 23.ª Vara Federal do Rio de Janeiro, torna pública a suspensão do concurso público regido pelo Edital n.º 1 – Inmetro, de 20 de junho de 2007, publicado no Diário Oficial da União de 25 de junho de 2007, devendo os candidatos aguardarem nova comunicação. JOÃO ALZIRO HERZ DA JORNADA PRESIDENTE DO INMETRO