Concurso da Brigada Militar do RS deverá oferecer 2 mil vagas

Brigada Militar do RSA Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul tem intenção de promover concurso público que visa o preenchimento de novas 2.000 vagas, sendo que 600 destas se destinarão ao Corpo de Bombeiros. Para a assessoria de impensa da Brigada, a intenção do Governo gaúcho é de que seja iniciada em breve a licitação que escolherá a empresa organizador do concurso.

Seleção de 2009. A Brigada Militar realizou seu último concurso em 2009, e ofereceu 425 vagas temporárias de soldados para o Corpo de Bombeiros. Era exigido do candidato que tivesse completado o ensino fundamental. Já para a Polícia Militar do Rio Grande do Sul o processo seletivo foi mais recente, de 2010, e ofertou 528 vagas. Exigia-se do candidato o ensino fundamental completo, o certificado de reservista de 1ª ou 2ª categoria (ou R2 no caso de oficiais) e o certificado de situação militar. Os salários variavam entre R$ 546,47 e R$ 594,42.

Avaliações. Os candidatos passaram por três fases de avaliação: uma prova objetiva com 50 questões; exames de saúde (clínico-odontológico e mental) e prova de aptidão física. No caso da Polícia Militar, os concorrentes foram submentidos à investigação social e a comprovação de condições da inscrição. Tiveram ainda um curso de 400 horas para habilitá-los como soldado temporário.