Tudo Sobre Concursos
Página Inicial seta Material de Estudo seta Português seta O que há de errado na frase: "Agradecemos a preferência"?
Informe-se
Página Inicial
Concursos Abertos
Concursos Previstos
Notícias
Informações Úteis
Newsletter
Prepare-se
Material de Estudo
Dicas
Vídeo Aulas
Cursos Preparatórios
Cursos On-line*
Simulados*
Apostilas*
Livros*
Motive-se
Artigos
Histórias de Sucesso
Pensamentos
Mensagens
Interaja
Fórum de Discussão
Salas de Estudo On-line
Mural de Recados
Enquetes
Diversos
Sites Úteis
Publicidade
Parceiros
Contato
Definir o site como Página InicialAdicione este site aos seus Favoritos
Links Patrocinados
Busca
Boletim Informativo

Receba gratuitamente Tudo Sobre Concursos Públicos no seu e-mail !
Digite seu e-mail abaixo:

Apostilas para Concursos

Controladoria Geral da União - CGU-ANALISTA DE FINANÇAS E CONTROLE ( VOLUME II )-ANALISTA DE FINANÇAS E CONTROLE ( VOLUME I )-ANALISTA DE FINANÇAS E CONTROLE

Polícia Federal-PAPILOSCOPISTA DA POLÍCIA FEDERAL-AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL

Polícia Militar - SP-SOLDADO PM - MASCULINO E FEMININO

Transpetro - Petrobras Transporte-TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE JUNIOR
Tudo Sobre Concursos Públicos
O que há de errado na frase: "Agradecemos a preferência"? PDF Imprimir
Avaliação do Usuário: / 20
RuimBom 
Material de Estudo - Português
Pegadinha: O que há de errado na frase?

Agradecemos a preferência.

Vamos aprender a agradecer em bom português. Muita gente boa agradece mal aos seus clientes por falta de conhecimento de transitividade verbal.

O verbo agradecer, nessa construção, possui outra regência, que o transforma num transitivo indireto acompanhado de um adjunto adverbial de causa. Na frase errada, acima, o agradecimento é dirigido à causa (= a preferência) e não ao seu agente (= o cliente ou os clientes).

Para agradecer, corretamente, deve-se escrever assim:

Agradecemo-lhes pela preferência.

ou

Agradecemos aos nossos clientes pela preferência.

Veja também:

Comentários
AdicionarPesquisarRSS
"Agradecemos a preferência"
Glauber Freitas () 17-02-11 23:44

O verbo agradecer é transitivo direto quando se refere a um ser não personificado.
Ex.: Agradecemos o presente.

Já quando se trata de ser personificado é transitivo indireto.
Ex.: Agradecemos ao homem.

Quando o objetivo é deixar claro a coisa recebida e o doador, o verbo é transitivo direto e indireto.
Ex.: Agradecemos ao homem o presente.

No caso da frase "AGRADECEMOS A PREFERÊNCIA" entendo que se trata do verbo como sendo tão somente transitivo direto, e a coisa que se agradece é a preferência(ser não personificado).
Também entendo não ser obrigatório o uso do verbo na condição de direto e indireto ao mesmo tempo: "AGRADECEMOS AOS NOSSOS CLIENTES A PFREFERÊNCIA".

Outra questão: a preposição pedida no caso de transitividade indireta não seria a "A".

"Agradecemo-lhes a preferência".

"Agradecemos aos nossos clientes a preferência".



Salvo melhor juízo,
Glauber Freitas
...
Carlos () 18-02-11 23:20

Concordo com que Glauber disse, exceto por uma questão. A preosição "por" pode, sim, ser utilizada: "Agradecemos pelo convite", pois aqui agradecer é intransitivo e "pelo convite" introduz uma relação de causa...Ou então Agradecemos-lhe pelo convite...Aqui é transitivo indireto, sendo que pode-se concluir um objeto direto lógico, porém, não no plano sintático. Mas normalmente a contrução mais comum, neste último caso, é realmente VTDI: Agradecemos-lhe o convite.
...
Carlos () 18-02-11 23:24

Mas, a frase "agradecemos a preferência" não há pq ser corrigida pois está perfeitamente correta.
"Agradecemos a preferência"
Observador () 28-11-11 17:46

O argumento de Glauber está totalmente correto, inclusive a correção da frase ERRADA!Outra coisa...colocar vírgula não é sinônimo de "parar para respirar", Carlos!
Comentar
Nome:
Tí­tulo:
Security Image
 
Digite o código que está na figura e clique em enviar.

Copyright (C) 2007 Alain Georgette / Copyright (C) 2006 Frantisek Hliva. All rights reserved.

 

 Veja Também:
Lista nacional de concursos públicos abertosConcursos com Inscrições AbertasNewsletter: Receba gratuitamente novidades sobre concursos por emailReceba Novidades por E-mailSiga o Tudo Sobre Concursos no TwitterTudo Sobre Concursos no Twitter

Compartilhe:
Links Patrocinados
Publicidade