Economia


CONCEITO

Diversos conceitos já foram formulados e são bem aceitos para a ciência econômica. Todavia, o que será citado a seguir consegue sintetizar o tema de forma objetiva, assim:

“Economia é a ciência que estuda a produção distribuição e consumo dos bens de serviços, com o objetivo aproveitá-los plena e combinadamente”.

Entenda-se de forma literal que, aproveitar os recursos plenamente, refere-se ao fato de evitar a toda prova a ociosidade dos recursos de produção quais sejam, terra, trabalho, capital e capacidade empresarial, sendo este último incluso e aceito pelos economistas clássicos.

Já aproveitar os recursos combinadamente, refere-se ao fato de otimizar os resultados da produção, ou seja, definir corretamente o que produzir, como produzir e para quem produzir, dentro de infinitas possibilidades, neste caso, busca-se a produção ideal que: atenda as necessidades dos consumidores, ao menor custo e com a melhor qualidade possível, satisfazendo também a maior remuneração do capital investido.

PROBLEMA CENTRAL DA ECONOMIA


Constitui-se indubitavelmente o problema central de qualquer economia decidir O que produzir?, Como produzir? e Para quem produzir? Sabe-se que escolher corretamente o investimento é tão importante quanto a torná-lo operacional. Definiremos a seguir individualmente o que vem a ser cada um deles.

1) O QUE PRODUZIR?

Diz respeito a definição de quanto e do que deve ser produzido. Sabendo-se que há infinitas possibilidades de investimentos, esta questão é decisiva para o fracasso ou o sucesso de qualquer economia. A União Soviética, por exemplo, no início do século XX, época da revolução socialista, optou por investir a maior parte de seus recursos produtivos nos setores de siderurgia e mineração, as conseqüências vieram no final do mesmo século, quando a União Soviética percebeu que não produzia bens de consumo modernos como computadores, celulares, aparelhos de fax e eletro-eletrônicos em geral, ao contrário possuía um parque industrial obsoleto, ao passo que os países capitalistas desenvolvidos oferecia uma confortável qualidade de vida, respaldada pela oferta de bens de consumo modernos e de um desenvolvimento tecnológico em todas as áreas da economia. O país então, se fragmentou e o sistema comunista perdeu de vez a sua credibilidade.

2) COMO PRODUZIR?


Refere-se ao tipo de tecnologia implementado na produção. É o chamado know-how (como fazer), e ao mesmo tempo é uma tarefa complexa, pelo fato de requerer investimentos corretos nas devidas áreas de pesquisas científicas , ou mesmo de demandar do exterior o know-how mais adequado a produção.

3) PARA QUEM PRODUZIR?


Trata de definir a forma como será repartida a produção, quem serão os consumidores do que será produzido.

OBS.: As questões o que, como e para quem produzir são equacionadas de formas diferentes e de acordo com o sistema econômico que prevaleça. Nos sistemas capitalistas a definição destes questionamentos são dadas pelo próprio mercado. Nos sistemas socialistas ou planificados, é o governo quem define o que, como e para quem produzir.

Apostilas Mais Vendidas

Concurso MPU 2018-TÉCNICO DO MPU - ESPECIALIDADE: ADMINISTRAÇÃO
Concurso MPU 2018
TÉCNICO DO MPU - ESPECIALIDADE: ADMINISTRAÇÃO

Conteúdo Em Destaque

Acha Difícil Passar em Concursos? Conheça o Curso Onde Você Aprenderá Rapidamente a Passar em Qualquer Concurso Público Estudando Apenas 2 Horas Por Dia!